Teoria das prisões - por Alexandre Garcia

Agora se fala em indenizar as famílias dos decapitados, sob o argumento de que estavam sob a proteção do estado. Ora, estamos todos sob a proteção do estado, é o que diz a Constituição. Será que as famílias dos mortos em assaltos, em “balas perdidas”, poderão, doravante, pedir indenização ao estado?



Segurança em primeiro - por Alexandre Garcia

As leis são lenientes, boazinhas para quem as descumprem. Talvez feitas assim de propósito por legisladores que, de consciência pesada, pensam que um dia podem ser alcançados pela lei, como agora, na Lava-jato 


Rumo a 2036

A volta do colégio eleitoral, Quem vai juntar os cacos?


Os reflexos da eleição de Trump no livre mercado - por Vladimir Fernandes Maciel

Por décadas o mundo ocidental buscou reduzir as barreiras comerciais, ampliar o fluxo de capitais e a mobilidade de pessoas, consolidar a democracia representativa como forma de governo e o respeito legal às liberdades individuais. Obviamente o processo não foi perfeito, mas a ideia era evitar um retorno à guerra mundial, ao protecionismo e ao totalitarismo.



O que há por trás do bloqueio do WhatsApp - por Beth Veloso

“Os aplicativos de mensagens estão ficando tão centrais em nossa vida que a gente precisa olhar mais para eles e ver para que estão servindo. Como tudo na vida, tem o lado bom, e o lado ruim. Mas isso importa, sim, para as autoridades, e aí não adianta fazer beicinho como as empresas”