Secretaria planeja requalificar o Parque 18 de Maio em 2018

A Prefeitura Municipal de Caruaru apresentou em seu site as primeiras medidas da Secretaria Extraordinária da Feira criada em setembro deste ano. 

Em 2017, pensando em atender, de forma mais precisa e exclusiva, o maior Patrimônio Cultural e Imaterial da cidade, a Prefeitura de Caruaru criou a Secretaria Extraordinária da Feira. O anúncio da criação da secretaria, foi apresentado, também, o projeto “Feira de Todos”, que pretende requalificar todo o Parque 18 de Maio, em 2018. 

Com o projeto, o Parque 18 de Maio receberá novos banheiros e terá os antigos reformados. Além disso, a Casa Rosa passará por uma reforma e será transformada em espaço para eventos, com praça gastronômica; será reformado, também, o Mercado de Carne; um novo recapeamento asfáltico será feito, bem como a reconstrução de calçadas com piso intertravado e acessibilidade; e, ainda, investimento em sinalização e lixeiros, informa a PMC.

O investimento total chega a mais de R$ 7,5 milhões. O projeto encontra-se em análise na Caixa Econômica Federal, para que a verba seja liberada e seja dado início aos trâmites legais das licitações. A estimativa é que as obras sejam iniciadas em meados do primeiro semestre de 2018. 

Algumas melhorias estruturais também já começaram a ser feitas no Parque 18 de Maio, a exemplo do asfalto, da reconstrução dos pontos de táxi e mototáxi e da contratação de uma empresa especializada para cuidar exclusivamente da limpeza do Mercado de Carne. Foram instaladas 45 câmeras de segurança e implantada uma central de monitoramento com um trabalho conjunto entre Guarda Municipal e Polícia Militar. 

Para a organização do Parque 18 de Maio, foram contratados 40 novos fiscais, instaladas 60 lixeiras e realizada a manutenção da iluminação. Para a “Feira da Fundac”, a equipe da Secretaria estudou uma forma de melhorar o local, entrando em contato com a empresa proprietária do terreno. Após algumas reuniões, no dia 9 de novembro, foi assinado o Termo de Compromisso entre a Prefeitura de Caruaru e a empresa paulista Royal Brasil, que vai investir 3 milhões em obras para melhorias no local, que já serão iniciadas no dia 2 de janeiro. 

Em apenas três meses, foram realizadas reuniões com todos os comerciantes, dos diversos segmentos da Feira de Caruaru, para ouvir suas reclamações e solicitações. Através de parceria com o Sebrae, um curso de capacitação foi oferecido para os 510 carroceiros cadastrados, com o objetivo de melhorar o serviço desses trabalhadores, através de um bom atendimento ao cliente. Os novos fardamentos, contendo boné, colete, crachá e placa para a carroça, serão entregues no próximo dia 26, junto com o certificado de Qualidade no Atendimento do Sebrae.